fbpx

Quer ser um webdesigner? Conheça a carreira e veja dicas para quem está começando

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

CADASTRE-SE E GANHE UMA AULA DO NOSSO CURSO!

Quer ser um webdesigner Conheça a carreira

Boa parte dos jovens de hoje querem mais flexibilidade em seus empregos. Isso significa não apenas uma jornada sem horários rígidos, mas também a possibilidade de trabalhar em home office e, até mesmo, a chance de se tornarem nômades digitais.

O que faz um web designer e quanto ganha

Web designers são os profissionais que criam as ferramentas e as mídias que vemos todos os dias na internet. Só com essa informação já podemos ter uma ideia da dimensão deste profissional e a sua importância na era em que vivemos.

Sendo assim, o web design é um campo de trabalho a qual os jovens vestibulandos precisam dar mais atenção, principalmente porque pesquisas apontam que existe uma disparidade muito grande entre a oferta de web designers e a demanda, que é altíssima. 

Em outras palavras, comparada com a necessidade que se tem desse profissional atualmente, são pouquíssimos aqueles que podem realizar o trabalho de web design no Brasil. 

Portanto, se você acha que pode ter este perfil, procurar formação nesta área pode ser uma boa opção para quem ainda está em dúvida sobre qual profissão seguir. 

Como este é um trabalho que pode ser feito de maneira remota e online, as possibilidades, principalmente para os que dominam outros idiomas, são infinitas. Pode-se prestar serviço, de maneira autônoma e online, para qualquer pessoa e empresa de qualquer lugar do mundo. 

Segundo a Associação dos Designers Gráficos (ADG), 45% dos profissionais de web design trabalham de forma autônoma ou em home office, o que oferece uma grande flexibilidade, pois é possível trabalhar literalmente em qualquer lugar do mundo desde que se tenha um computador com acesso à internet e energia elétrica. 

Outro lado bem atrativo da carreira, além da versatilidade, é o salário. Segundo pesquisa no site Glassdoor, a média salarial de um profissional de web design no Brasil fica em torno de R$ 2665,00

Claro que fatores como a sua localização e qualificação vão impactar diretamente seu salário. Assim, os candidatos mais experientes e com um belo portfólio encontram ofertas de vagas pagando até R$ 10 mil reais por mês.  

Onde estudar Web Design?

Antes de mais nada, é preciso saber que o web designer precisa estar sempre se atualizando e, principalmente, ele deve acompanhar as novas tendências do mundo da tecnologia e da cultura popular em geral. Pois basicamente, o que mais se exige de um profissional deste ramo é que ele crie sites, produtos e vídeos atrativos e que despertem a atenção dos consumidores.

Quanto ao estudo em si do web design, infelizmente ainda não existe no Brasil uma faculdade voltada para o web design. A boa notícia é que como esta ainda não é uma profissão regulamentada, não é preciso ter uma faculdade para trabalhar como web designer. Perceba que, mesmo sem o diploma, é fundamental que se tenha toda uma gama de conhecimentos que o aluno terá que buscar em vários cursos relacionados.

Por ser uma área derivada do Design Gráfico, este é um caminho buscado por diversos jovens que querem um curso superior. Mas isto não é uma exigência, existem cursos de graduação em comunicação e Publicidade e Propaganda que podem oferecer uma boa base para a carreira. É interessante considerar também cursos na área de marketing digital e UX Design.

Portanto, o jovem que busca uma formação para atuar em web design não precisa seguir um caminho certo, ele terá liberdade para experimentar diversos cursos e, até mesmo, conferir se tem certeza de que deseja este objetivo. 

Se quiser conferir os cursos universitários neste ramo mais próximo de você, a Universia Brasil te ajuda na seção de Estudos Universitários!

Dicas para quem está começando

O Web Design é uma área que pode ser muito explorada, principalmente por causa do avanço do uso da internet como um dos principais canais de informações da atualidade. Os jovens pré-universitários que se interessam por essa profissão podem ingressar em uma instituição de Ensino Superior para obter um diploma, mas também podem começar a conhecer algumas ferramentas por conta própria ainda no Ensino Médio.

Para conhecer mais sobre o trabalho do web designer, confira as dicas a seguir:

  • Pesquise

Muitas ferramentas e softwares são difíceis de serem manipuladas e, por isso, a melhor forma de aprender é pesquisando, testando e colocando o seu conhecimento em prática. Quando você não souber como conseguir o efeito que deseja, busque tutoriais, textos explicativos ou tente fazer sozinho. Assim, você aprenderá muito mais e conseguirá aos poucos produzir seus próprios conteúdos.

  • Aprenda a ser freelancer

Esta é uma profissão que oferece muitas possibilidades de ganhar dinheiro como freelancer. No entanto, é importante que você saiba como escolher os clientes. Provavelmente você terá que começar a aceitar trabalhos que paguem pouco para então construir um portfólio e, à medida que estiver na faculdade, poderá melhorar e conseguir trabalhos mais elaborados. Muitos web designers se mantem como freelancers durante toda a sua carreira, isto é, atuando como profissionais autônomos prestando serviço a diversos clientes, no Brasil e no mundo.

  • Aprimore suas habilidades

As inovações tecnológicas não param. Por isso, todos sabem que trabalhar com internet exige que você sempre esteja atualizado no que está acontecendo no mundo todo. É importante que você sempre saiba sobre as tendências do mercado e encontre estratégias para se destacar em relação a outras pessoas enquanto web designer. 

Para isso, recomenda-se que você acompanhe sites que sejam referência no assunto. Os fóruns especializados são bons recursos para trocar ideia com profissionais mais experientes e ajudar outros colegas com suas dúvidas. Além disso, é um bom lugar para fazer networking e estabelecer possíveis parcerias. 

  • Aprenda um pouco de tudo

Quanto mais conhecimento você tiver, melhor será seu desempenho e maiores serão suas chances de sucesso profissional nesta área. Se você tiver um conhecimento sobre todo o processo de web design, conseguirá passar mais confiança para os clientes, além de possivelmente entregar um trabalho exatamente da maneira que a pessoa pensou ou até melhor. Lembre-se de que atualmente os profissionais multifacetados se destacam no mercado. 

Por onde começar

Se você quer mais informações e já começar a pesquisar ferramentas para experimentar e ver se gosta da área, vamos te ajudar! Reunimos alguns tópicos que os web designers devem dominar ou, pelo menos, ter certa familiaridade:

  • Princípios básicos de design: conhecimento de tipografia, teoria das cores, como criar uma paleta de cores, acessibilidade e usabilidade aplicada a internet etc;
  • Tecnologias para criação de sites: HTML, CSS  e JavaScript
  • Linguagens de programação: PHP, ASP, Ruby on Rails, SQL etc
  • Ferramentas como Dreamweaver, Photoshop, Canva etc

Como começar a carreira de freelancer

Ao contrário de um emprego CLT, construir uma carreira como freelancer não é fácil e nem sempre linear. O início pode ser bem complicado, mas existem diversas plataformas especializadas na contratação de profissionais freelancer. Você pode criar o seu perfil em uma delas e começar a construir seu currículo e portfólio. 

Fique de olho também em grupos de discussão, fóruns e nas redes sociais, como Facebook e Linkedin, que se tornaram os canais preferidos para as empresas de tecnologia buscarem novos colaboradores.

Lembre-se que o freelancer, especialmente no início da carreira, não costuma ter uma renda fixa. É fundamental um planejamento financeiro para controlar seus gastos e ter tranquilidade para pegar os trabalhos certos para você. 

O que se verifica neste mercado é que muitos jovens acabam pegando trabalhos que ainda não possuem a devida qualificação e acabam entregando um resultado que deixa a desejar. Isso pode ser o motivo do fim de uma colaboração duradoura com um cliente legal. Assim, a cada vaga que você achar, verifique se você tem as qualificações desejadas e se tem tempo livre para atender a demanda. 

Outra queixa recorrente de freelancers é quanto ao isolamento e solidão. Por trabalharem de casa, muitas pessoas sentem falta de uma maior interação com colegas de trabalho. Se você está sentindo que isso pode te afetar, algumas dicas podem te ajudar:

  • diversifique o lugar de onde você vai trabalhar; 
  • separe um tempo para o lazer e vá dar uma caminhada ou encontrar os amigos;
  • mantenha hábitos saudáveis de alimentação;
  • tente manter uma rotina regrada;
  • pratique exercícios; e
  • não fique o dia inteiro de pijama! Muitos freelancers apontam que trocar de roupa de manhã dão ao nosso cérebro a indicação de que aquele momento é de produzir, mas é claro, isso é totalmente a seu critério!

O diferencial de um bom web designer 

Você vai encontrar no mercado profissionais de todos os tipos, mas um bom web designer é capaz de mudar a cara de uma empresa. Se você quer um pouco de motivação, veja a diferença que os web designers fazem em um site:

  • Você é o responsável por criar uma boa primeira impressão no cliente

Todos os clientes que ouvem falar de uma marca, mais cedo ou mais tarde, acabam acessando seu site. Se o site é bonito, funcional e bem atualizado, é claro que o seu trabalho vai cativar o cliente. 

  • Você pode aumentar a visibilidade do seu cliente

Ao se especializar e adquirir conhecimentos de marketing digital e SEO, um web designer será capaz de melhorar o posicionamento do site de forma orgânica. É claro que o criador de conteúdo também deve estar em sintonia e produzir material de qualidade, mas não esqueça que você também está ajudando nisso.

  • Seu trabalho influencia a receita gerada pelo site

Se o que você busca é o resultado financeiro, o web designer está diretamente ligado a isso. Na medida em que ele cria um site atrativo, com ferramentas interessantes e inovadoras ao usuário, ele é capaz de criar o que uma empresa mais deseja: fidelização! A partir disso, o cliente passa a recomendar seu serviço e seu crescimento será ainda maior!

wrbdesigner

wrbdesigner

Deixe seu Feed pra nós!

Sobre nós

O aprenda site é uma plataforma de cursos online com especialidade em Designer, principalmente em web designer e designer criativo.

Posts Recente

Curte ai, vai!

Vídeos recentes do canal

Não perca tempo comprando vários cursos

Assista uma de nossas aulas e Abra sua mente